Livro de capa dura

Grupo Costa inicia uso de biocombustíveis.

O Navio Costa Esmeralda é pioneiro na utilização de GNL como combustível.

Algumas semanas depois de anunciar a criação de seu departamento dedicado à descarbonização, o Grupo Costa – empresa de cruzeiros as marcas Costa Cruises e AIDA Cruises, e integrante da Carnival Corporation – dá um passo em sua estratégia em prol da sustentabilidade ao anunciar o início do uso de biocombustível em um de seus navios AIDA Cruises.


Como parte de seus esforços de redução de emissões de CO2, em 21 de julho de 2022, o AIDAprima tornou-se o primeiro navio de cruzeiro de grande escala a ser abastecido com uma mistura de biocombustível marinho, que é feito a partir de matérias-primas 100% sustentáveis, como óleo de cozinha residuais e óleo de gás marinho (MGO). O abastecimento aconteceu durante parada do navio em Roterdã graças à parceria com a GoodFuels, empresa holandesa pioneira na produção desse tipo de biocombustível. O navio está, atualmente, realizando viagens de sete dias para destinos na Europa Ocidental e para a Noruega via Hamburgo (Alemanha).


O projeto representa um marco importante na estratégia de descarbonização do Grupo Costa, que inclui testar tecnologias e processos para melhorar a eficiência da frota existente.


Além do uso de biocombustíveis, os esforços do grupo também incluem a instalação da primeira célula de combustível a bordo da AIDA nova e o comissionamento do que é, atualmente, o maior sistema de armazenamento de baterias em navio de cruzeiros com capacidade de dez megawatts-hora a bordo do AIDAprima. O Grupo Costa também foca na expansão e no aumento do uso da energia disponível nos portos onde essa infraestrutura à beira-mar está presente.


O grupo já havia testado anteriormente o uso de biocombustíveis regenerados em motores a diesel, em pesquisa realizada com parceiros da Universidade de Rostock. Agora, o primeiro lançamento acontece em operações regulares de navios. A cooperação com a GoodFuels deve ser desenvolvida em longo prazo.


Fonte Original: Panrotas - 27/07/2022 10:56 | Victor Fernandes

0 visualização0 comentário